Facebook: esqueceu a senha e não tem mais acesso à conta de e-mail para recuperá-la? Saiba o que faz

01 de Junho de 2017

A possibilidade de redefinir a senha do Facebook com a ajuda de amigos não é um recurso novo, porém ignorado por boa parte dos seus usuários. Para que ele funcione é necessário indicar pelo menos três amigos na rede social. Mas vale salientar que o recursos só estará disponível se os amigos tiverem sido indicados quando ainda era possível alterar as configurações de segurança da conta. Para indicar os amigos que poderão ajudar na redefinição da senha, siga os passos descritos abaixo:  

1 - Acesse a sua conta no Facebook, e clique em "Configurações". 

2 - Clique na opção "Segurança e login". 

3 - Na opção "Escolha amigos para entrar em contato se perder o acesso à sua conta" e clique no botão "Editar". 

4 - Será exibida uma janela contento uma breve explicação sobre como funciona o recurso, clique no botão "Escolher os contatos de confiança".

5 - Digite nome dos contatos desejados na caixa de pesquisa. Será necessário indicar no mínimo três amigos, e no máximo cinco. Após indicá-los, clique no botão "Confirmar" para salvar a configuração. As indicações poderão ser alteradas a qualquer momento conforme a preferência do usuário.
O recurso estará ativo somente quando os amigos selecionados terem confirmado a indicação; a cada confirmação será exibida uma notificação.  

Em caso de esquecimento da senha peça ajuda aos amigos 

Se todas as alternativas de tentativas para redefinir a senha falharem e a função de escolher amigos foi ativada antecipadamente, siga os passos descritos abaixo para redefinir a senha:  

1 - Acesse a página do Facebook e clique na opção "Esqueceu a conta".

2 - Informe o endereço de e-mail ou o número do celular.

3 - Ignore as opções apresentadas, e clique em "Não consigo acessar meu e-mail".

4 - Clique em "Revelar meus contatos de confiança" e digite o nome completo de um dos seus contatos de confiança.

5 - Você verá um conjunto de instruções que inclui uma URL especial. A URL contém um código de recuperação especial que apenas seus contatos de confiança podem acessar. Entre em contato com os seus amigos e forneça a URL para que eles possam abrir o link e obter o código de segurança para você.

7 - Use os códigos de recuperação recebidos dos seus contatos de confiança para acessar sua conta.

Após informar o código de segurança, cadastre uma nova senha de acesso. O ideal é criar uma nova conta de e-mail, e adicioná-la a conta no Facebook para que o procedimento indicado acima seja utilizado somente em caso de emergência.

Imagens: Reprodução / G1 
Via G1